96 anos da resistência ao cangaço e 30 anos da SBEC

Por Kydelmir Dantas

(Sócio-fundador da SBEC).

 

Uma data importante para a história de Mossoró e do Cangaço, é o 13 de junho, este ano completando os 96 anos da Resistência desta cidade  e seus cidadãos, sob o comando do então Prefeito Rodolpho Fernandes, ao ataque dos grupos de Lampião, Sabino, Jararaca e Massilon,

Artigos, reportagens em jornais, folhetos de cordel e livros foram escritos sobre este fato, desde à época dos acontecimentos, pelos mais diversos escritores, jornalistas, pesquisadores da terra Potiguar, até os dias atuais; encontramos muitos nos livros da coleção Mossoroense.

Em 13 de junho de 1927 a cidade viveu um momento de apreensão e gloria: Resiste e derrota  o bando do temido cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva – o Lampião – que tentava tomá-la de assalto com mais de 50 comparsas, perdendo alguns de seus melhores “cabras”, dentre eles Colchete, Jararaca – durante o assalto – Mormaço, Bronzeado e Dois de Ouro, após.

Este sentindo da resistência deu origem a criação da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – SBEC, com sede no Museu Municipal Lauro da Escóssia – Centro Histórico e Cultural Manoel Hemeterio, exatamente no dia 13 de junho de 1993, completando, hoje, exatos 30 anos de disseminação de conhecimentos pelo Brasil afora, através de seminários, fóruns, congressos, palestras. Foi esta a responsável pela criação do evento Cariri Cangaço – onde a alma nordestina se encontra – e de grupos de pesquisas do tema e seus afina na Paraíba, Pernambuco e Ceará.

Neste XIX Fórum, sob o tema “O Cangaço na Cultura Popular” nossa entidade se consolida e recebe o apoio de diversos segmentos culturais, comerciais e hoteleiro de Mossoró.

Com a lembrança de seus sócios fundadores, daqueles que partiram pra outro plano e dos que continuam nas pesquisas e divulgação de nossa história, dizemos. Salve a SBEC… A luta continua, companheiros!

 

Mossoró, neste 13 de junho de 2023.

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!