Agricultores da Maísa aprendem a fazer produtos derivados de mandioca

A Associação dos Produtores do Assentamento Maísa (APAMA), localizada no polo Maísa, zona rural de Mossoró, está recebendo o curso de derivados da mandioca promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), com apoio da associação.

A primeira etapa do curso conta 15 pessoas, sendo 13 mulheres e 2 homens. A atividade está sendo muito importante para a comunidade, segundo Luiz Soares, um dos moradores do assentamento que está participando do curso. Ele frisou que não tinha nenhuma prática na cozinha, mas, por intermédio do curso, está adquirindo conhecimento.

“Hoje está sendo um dia muito importante para toda a comunidade. Toda a zona rural tem esses produtos. E o carro-chefe da nossa zona rural é a macaxeira. Através desse curso, cada um de nós poderá desenvolver essa prática como fonte de renda. Eu não tinha prática nenhuma na cozinha, mas por incentivo da minha esposa, que faz parte também aqui da turma, já aprendi a fazer coxinha de macaxeira. Está sendo um momento ímpar para mim, porque sairei daqui com o aprendizado”, disse.

“É uma maravilha o curso aqui. Estou gostando muito. Aprendi a fazer muitas coisas como bolo de macaxeira, pudim, coxinha, bolinho de queijo, pizza e vamos aprender mais. Eu só sabia fazer bolo, o resto eu não sabia fazer nada. Sabia nem que através da mandioca poderia fazer vários produtos. Para mim tudo isso é novo”, comemorou a agricultora Aparecida Alves.

“É ótimo esse curso que veio pra gente. Estamos tendo um grande aprendizado. Nós conhecíamos poucas coisas e estamos agora aumentando nosso leque e conhecendo muito mais. É viável que a gente tenha nossa própria renda com os produtos que temos aqui na nossa localidade”, elogiou Edilza Rocha, também agricultora que participa do curso.

Instrutora do SENAR, Maria Bernadete destaca a quantidade de produtos que podem ser feitos através do tubérculo. Ela ressalta que o curso trabalha da matéria-prima ao produto final.

“Eles estão aprendendo a diversidade de produtos que podem fazer com a mandioca. Não só ficar naquela mandioca cozida, num bolo simples, mas eles podem fazer uma infinidade de produtos como pudim, sorvete, pão, pizza, sacolé, entre tantos outros. É um produto que eles têm aqui e fica fácil de produzir através da mandioca. Estamos trabalhando da matéria-prima até o produto final”, explicou.

Representante da comunidade, Solange Silva disse que o curso fez tanto sucesso na localidade que foi necessário a abertura de uma segunda turma para a próxima semana. Esta primeira etapa do curso se encerra nesta sexta-feira (25).

“O curso de derivado da mandioca é muito importante para nossa comunidade. Temos aqui aproximadamente 215 famílias e quando esse curso chegou foi uma alegria muito grande. Iniciamos a inscrição e 30 pessoas apareceram. Então, dividimos em duas turmas para que todos participem do curso. Na próxima semana teremos a segunda turma, também com 15 participantes”, falou.

Coordenador da SEADRU, Kayo Victor destacou a parceria entre a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Agricultura, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e a associação da comunidade para a realização deste curso.

“Queria enaltecer essa parceria da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura, e o SENAR. Esse já é o terceiro curso que está sendo ofertado nesta parceria. Quero agradecer também a APAMA, que forneceu toda a matéria-prima para a execução do curso, a hospedagem da instrutora e o empenho da comunidade. É de grande importância para a comunidade aprender a culinária, que é uma fonte de renda para que eles cresçam ainda mais sua economia”, frisou.

 

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!