Antecipação de vacinação antirrábica imuniza quase 200 animais em comunidades de Alagoinha

O sábado (14) foi de vacinação contra a raiva em cães e gatos, em campanha antecipada realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Seguindo o cronograma estabelecido pelo órgão, as localidades de Oiticica, Bom Destino e Arisco I, que integram o polo Alagoinha, zona rural de Mossoró, receberam a visita de 10 vacinadores. Divididos em cinco equipes, esses profissionais percorreram as residências da região para imunizar o máximo possível de animais contra a raiva.

“No total, foram vacinados 190 animais, entre cães e gatos. Um número muito bom que alcançamos neste fim de semana. Nossa meta é vacinar 1.500 animais no final de todas as etapas”, revelou Sandro Elias, diretor geral do CCZ que esteve comandando os trabalhos de vacinação.

A moradora Francisca Freitas colaborou muito para os números registrados neste fim de semana. Sua paixão e piedade pelos animais fazem com que ela mantenha sob seus cuidados 25 animais, sendo 15 cães e 10 gatos, apesar de toda dificuldade para alimentá-los. Ela comemorou a visita dos agentes.

“Com certeza. Alegria particular que a gente tem com os animais. Eu sempre digo: os animais não falam, não têm defesa, mas necessitam dessa assistência para a saúde deles. Eu não tenho condições, mas pra mim é uma alegria ver essa ajuda vinda da equipe de vacinação”, enfatizou a moradora.

Apesar do bom número de animais vacinados neste sábado no polo Alagoinha, a projeção da coordenação de vacinação do CCZ era atingir um número superior nessa visita, vez que levantamentos preliminares apontaram para uma população de animais bem mais numerosa.

“Não conseguimos vacinar mais animais porque encontramos muitas casas fechadas, sem a presença dos moradores. Por isso quando voltarmos no próximo fim de semana para cumprirmos o cronograma de vacinação na região, incluiremos em nosso itinerário de visitas essas residências que estavam fechadas, para não deixarmos nenhum animal sem a vacina. Nosso objetivo é visitar oito comunidades no polo Alagoinha e vacinar uma média de 1.500 animais”, explicou Sandro.

O médico veterinário do CCZ, Genicleyton Almeida, responsável pelo acompanhamento das equipes de vacinação, lembrou que a campanha prossegue nos próximos fins de semana no polo Alagoinha.

“Todos os sábados de maio e todos sábados de junho, haverá essa campanha no polo Alagoinha. E no dia 4 de julho, que marca o início da campanha antirrábica nacional, a gente vai dar início à parte urbana e as demais comunidades rurais do município”, informou.

 

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO ANTECIPADA

21 de maio – Coqueiro

28 de maio – Lajedo e Recanto da Esperança

11 de junho – Recanto da Esperança

18 de junho – Sítio Alagoinha

25 de junho – Bom Destino.

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!

Foto: Allan Phablo.