ARTIGO: Meus melhores álbuns autorais de Mossoró

Por Caio César Muniz

(Jornalista e poeta).

 

Eu aportei em Mossoró no ano de 1992. Somente em 1995 adentrei ao universo da cultura local, conhecendo de perto figuras que construíam a literatura, principalmente a poesia, as artes plásticas e o cancioneiro local.

De Carlos André a Amab, de Reinaldo Bessa a Marcus Lucena, de Zé Lima a Bartô Galeno, muitos discos autorais me marcaram pela qualidade estética, poética e transcendental. Mas, três figuram como os melhores álbuns que já ouvi em toda minha vida e nem tenho como definí-los num ranking de qual é melhor que outro.

Cores e Caminhos, do grossense/mossoroense Genildo Costa é uma antologia poética e completou ano passado 20 anos de seu lançamento. Sou suspeito pra falar sobre este por ser um fã incondicional de Genildo, além de seu amigo pessoal e ter um dos meus poemas gravados nestes CD.

Nele, Genildo passeia pela poesia de Rogério Dias, Marcos Ferreira, o grande, Cid Augusto, Crispiniano Neto e outros versejadores da região, além do seu conterrâneo, Gonzaga de Areia e cantigas próprias. Destacam-se no disco os poemas musicados “Minha Casa” e “Caminhos Opostos”, ambos de Marcos.

A segunda obra que destaco é do jovem Artur Soares e seu “Bodoque”, de 2013. Empolgante do começo ao fim, inovador em vários sentidos, o CD de estreia deste talentoso artista tem músicas que grudam na mente de quem o ouve fazendo a gente querer aumentar o som pra viajar em suas melodias. É difícil até dizer qual a melhor faixa, mas por uma questão qualquer “Cigana” e “Charlie, meu fusca azul” me encantam.

O terceiro CD de minha predileção é o “Verso e Reverso”, lançado em 2011 de autoria do cabra do Jucuri, Maurílio Santos, tendo ele já gravado na virada do século (2000), o seu primeirão, “Dias de Luta”.

Repleto de composições próprias, “Verso e Reverso” traz no seu repertório canções como “Pela Janela” e a emocionante “Caminho das Pedras”. Consegue ser melhor que o primeiro, diferentemente de Genildo e Artur.

São estes os melhores para mim e seus autores vão ter que rodar na ponta da faca pra fazer algo igual ou melhor. Existem mais? Um monte, uma ruma, mas só posso falar daquilo que conheço.

______________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!