Assembleia Legislativa do RN aprova proibição da linguagem neutra em escolas públicas, dividindo opiniões no estado

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou um projeto de lei do deputado Coronel Azevedo que proíbe o uso da linguagem neutra em salas de aula das escolas públicas no estado. Nove deputados votaram a favor, incluindo Coronel Azevedo, Tomba Farias, Cristiane Dantas, Luiz Eduardo, Ivanilson Oliveira, José Dias, Terezinha Maia, Adjuto Dias e Neilton Diógenes. Quatro deputados votaram contra: Eudiane Macedo, Divaneide Basílio, Francisco do PT e Isolda Dantas.

O deputado Coronel Azevedo justificou a proposta, argumentando que, embora as pessoas tenham liberdade em suas relações pessoais, o uso da linguagem neutra nas escolas públicas fere a linguagem formal brasileira e representa um ataque à cultura do país. Ele citou a posição da Academia Brasileira de Letras e destacou que outros países, como França, Espanha, Uruguai e Argentina, também proibiram a linguagem neutra.

Durante a sustentação oral no plenário, o deputado afirmou que a linguagem neutra prejudica diversos grupos, incluindo cegos, surdos e disléxicos, além de afetar o funcionamento de aplicativos de celular. Ele enfatizou a importância do idioma formal brasileiro como uma ferramenta crucial para o desenvolvimento econômico e social do país.

*Com informações Portal Assembleia Legislativa do RN

Foto: Reprodução

 

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!