Vários escritores mossoroenses, vencedores da 4ª edição do Concurso de Contos, Crônicas e Poesias “João Batista Cascudo Rodrigues”, promovido pela Academia Mossoroense de Letras (AMOL) em 2020, ainda não receberam a sua premiação e sequer os certificados divulgados no edital.
Segundo um dos vencedores, a justificativa para o não pagamento na época, era o período da pandemia, já que não se poderia realizar eventos para a entrega da premiação e certificados, mas que a AMOL aguardaria tudo “voltar ao normal” para sanar a situação. Lembrando que depósitos poderiam ser feitos virtualmente já naquela época e muitos certificados digitais foram emitidos como forma de resolver questões deste tipo.
Lá se vão três anos do período mais crítico da pandemia, todas as restrições já foram quebradas, como a proibição de realizar eventos e o uso de máscaras, mas os autores ainda esperam o pagamento ou mesmo qualquer posicionamento dos representantes da AMOL. Em contato com Filemon Rodrigues Pimenta, um dos diretores da Academia, em dezembro do ano passado, o mesmo informou que uma data estaria sendo analisada para a entrega dos certificados e os respectivos pagamentos para este ano, alegando para o impedimento naquele período, a Copa do Mundo.
Chegando já o segundo semestre do ano, os autores ainda amargam um calote que perdura três anos. “É um desrespeito para com o nome de uma instituição com tantos nomes importantes e mesmo para com o patrono do concurso literário”. Comenta um dos vencedores.
Os vencedores do concurso foram:
Na categoria Contos:
1º Lugar: Raimundo Antônio de Souza Lopes
2º Lugar: Flávia Batista de Arruda
Crônicas:
1º Lugar: Dulcinéa Aguiar Cavalcanti Silva
2º Lugar: Vanda Maria Jacinto
Poesias:
1º Lugar: Maria do Socorro de Albuquerque Gurgel
2º Lugar: César Guimarães Sarmento
Segundo o regulamento do concurso, a premiação seria R$ 1.000 (mil reais) para os primeiros colocados e R$ 500,00 (quinhentos reais) para os segundos colocados, mais certificados.
__________________
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170) aqui.
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!