Ceará lidera participação de estudantes concluintes da rede pública no Enem 2023

O Ceará lidera a participação de estudantes concluintes do Ensino Médio da rede pública no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, com um índice expressivo de 79,8%, superando a média nacional de 46,7%. Goiás e Amapá ocupam, respectivamente, a segunda e terceira posições nesse ranking.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, destacou o feito como uma excelente notícia para a educação do estado, ressaltando a eficiência da rede estadual. O ministro da Educação, Camilo Santana, salientou a importância do Enem como ferramenta democrática de acesso ao ensino superior, proporcionando oportunidades igualitárias em todo o país.

Além da participação expressiva na rede pública, o Ceará também se destaca quando considerados os índices gerais, incluindo escolas públicas e privadas, com uma participação de 80,2%, superando a média nacional de 50,8%. O estado reforça seu compromisso com a preparação dos estudantes para o Enem, por meio do programa “Enem Chego Junto, Chego Bem”, que oferece suporte sistemático, desde a obtenção dos documentos até o ingresso nas instituições de Ensino Superior.

O trabalho contínuo da Secretaria da Educação (Seduc) visa motivar, preparar e oferecer apoio logístico aos estudantes ao longo do ano letivo. A iniciativa inclui etapas como obtenção de documentos, isenção da taxa de inscrição, preparação, incentivo à participação nos dois dias de prova e suporte durante os processos de seleção e ingresso no ensino superior.

O Ceará se prepara para o Sisu 2024, com 13.478 vagas disponíveis. A partir deste ano, o Sisu terá uma única edição, oferecendo vagas para cursos com início de aulas tanto no primeiro quanto no segundo semestre. Os candidatos devem ter participado do Enem 2023, não zerado a prova de redação e não ter realizado o exame como treineiro.

Fonte: www.ceará.gov.br

Foto: Reprodução

 

 

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!