Paulistano nascido em 31 de agosto de 1956, Arnaldo Angeli Filho, ou simplesmente Angeli, publicou seu primeiro desenho aos 14 anos na extinta revista Senhor.
Em 1973, assumiu a tira diária “Chiclete com Banana” na Folha de São Paulo, na seção de quadrinhos, com personagens que logo ganharam o mundo como Rê Bordosa, Bob Cuspe, Wood & Stock e os Skrotinhos. Em 1985, “Chiclete com Banana” transformou-se em uma revista de quadrinhos independente.
Assim como seus personagens, Angeli também rompeu fronteiras e teve seus trabalhos publicados pelas revistas Linus, de Milão; El Vibora, de Barcelona; Humor, de Buenos Aires, e no jornal Diário de Notícias, de Lisboa.
Há alguns anos diagnosticado com afasia, nome dado a toda e qualquer alteração de linguagem, afetando a capacidade de falar ou se expressar verbalmente, de compreensão da linguagem verbal e da linguagem escrita (leitura) e também de escrever, Angeli anunciou nesta quarta-feira (20), por intermédio de sua esposa Carolina Guaycuru, a sua aposentadoria.
Artistas potiguares comentam:
Rodrigo Brum, chargista do jornal Tribuna do Norte, de Natal e também do Sindicato dos Bancários do RN, comentou sobre a obra de Angeli e o anúncio da sua “aposentadoria”: “É um monstro, dono de uma qualidade gráfica gigantesca e uma crítica ainda maior. O traço mais punk da história. Seu livro “O lixo da história” é uma bíblia dos cartunistas. Se hoje o humor gráfico nacional tem a qualidade que tem, devemos agradecer, dentre outros parceiros dele, o Angeli. Fico triste com essa sua aposentadoria, ainda mais sabendo do motivo. Um cara como ele merecia se aposentar com festa, com homenagens em forma de agradecimento. Uma pena, hoje o dia está triste com essa notícia. O único lado positivo é que seus trabalhos são tão bons que não envelhecem nunca, estarão sempre presentes e super atuais. Com certeza, já respondi várias vezes, quando pequeno, quando me perguntavam o que eu queria ser quando crescer: eu queria ser o Angeli.”
O artista mossoroense radicado em Natal, Brito Silva, também se manifestou: “Uma grande perda para o cartum brasileiro a aposentadoria de Angeli, que por décadas vem inspirando desenhistas. Fez história na Folha Ilustrada – Folha de São Paulo e, levou nosso cartum além-fronteiras: publicou na Alemanha, Itália, Portugal, Espanha e Argentina. Agora por causa da afasia, que é uma doença degenerativa, anuncia sua aposentadoria. De algum modo, nos deixa um pouco órfão, pela privação de seus traços.” Comentou.
__________________
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170) aqui.
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!