Estado: Prefeitura de Parelhas anuncia início das indenizações para pacientes infectados em mutirão de catarata

Em Parelhas, município do Rio Grande do Norte, um mutirão de cirurgias de catarata realizado nos dias 27 e 28 de setembro de 2024 resultou em uma grave infecção bacteriana identificada como endoftalmite causada pela bactéria Enterobacter cloacae que afetou 15 pacientes, dos quais dez precisaram remover o globo ocular infectado.

Os procedimentos foram realizados pela empresa Oculare Oftalmologia Avançada LTDA, contratada pela prefeitura, e ocorreram no centro cirúrgico da Maternidade Dr. Graciliano Lordão.

O prefeito Tiago Almeida declarou que as famílias dos pacientes afetados já foram indenizadas pela prefeitura e que houve reuniões com elas para tratar do assunto. Ele destacou que a gestão municipal possui responsabilidade pelo ocorrido, mas não culpa direta, uma vez que os serviços foram terceirizados.

Segundo o prefeito, cabe ao Ministério Público apurar a responsabilidade específica e tomar as medidas cabíveis. Até o momento, a prefeitura pagou apenas R$ 5.000,00 à maternidade pelo uso do centro cirúrgico, enquanto o restante do valor acordado com a Oculare (R$ 59.524,32) permanece em análise, aguardando a conclusão da investigação .

Até agora nenhum profissional envolvido no mutirão foi responsabilizado.

Foto: Divulgação

 

 

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)

  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!