Em Parelhas, município do Rio Grande do Norte, um mutirão de cirurgias de catarata realizado nos dias 27 e 28 de setembro de 2024 resultou em uma grave infecção bacteriana identificada como endoftalmite causada pela bactéria Enterobacter cloacae que afetou 15 pacientes, dos quais dez precisaram remover o globo ocular infectado.
Os procedimentos foram realizados pela empresa Oculare Oftalmologia Avançada LTDA, contratada pela prefeitura, e ocorreram no centro cirúrgico da Maternidade Dr. Graciliano Lordão.
O prefeito Tiago Almeida declarou que as famílias dos pacientes afetados já foram indenizadas pela prefeitura e que houve reuniões com elas para tratar do assunto. Ele destacou que a gestão municipal possui responsabilidade pelo ocorrido, mas não culpa direta, uma vez que os serviços foram terceirizados.
Segundo o prefeito, cabe ao Ministério Público apurar a responsabilidade específica e tomar as medidas cabíveis. Até o momento, a prefeitura pagou apenas R$ 5.000,00 à maternidade pelo uso do centro cirúrgico, enquanto o restante do valor acordado com a Oculare (R$ 59.524,32) permanece em análise, aguardando a conclusão da investigação .
Até agora nenhum profissional envolvido no mutirão foi responsabilizado.
Foto: Divulgação
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!