Estudante de cidade interiorana do RN supera desafios e conquista nota mil na redação do Enem

Ele é nota mil! – João Pedro Marinho de Oliveira, de 20 anos de idade, foi um dos 60 estudantes do Brasil a tirar nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Filho de agricultores e morador de Ipueira, cidade com pouco mais de 2 mil habitantes no interior do Rio Grande do Norte, fez toda a trajetória escolar na rede pública de educação e concluiu o ensino médio em 2022.

Foi a segunda vez que João Pedro fez o Enem. Em 2022, ele foi desclassificado após o celular tocar durante a prova aos oito minutos do final do exame. Segundo João Pedro o maior desafio para se dedicar aos estudos foi vencer o cansaço diário. Ele tinha que viajar cerca de 100 km todos os dias, entre a ida e a volta, para cursar o ensino médio no Instituto Federal do RN (IFRN) na cidade de Caicó.

“Foi muito árduo, por conta que a minha rotina sempre foi diriamente acompanhada de uma ansiedade. Eu tive que conviver com inseguranças, mas sempre fazendo de tudo pra dar certo. Eu falhava alguns dias, mas sempre tentava repor”, disse.

Ao G1, o estudante disse que sua mãe, uma agricultora de 49 anos, foi sua inspiração para escrever a redação do Enem, que tinha como tema “O enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. O sonho de João Pedro Marinho de Oliveira é ser desembargador.

Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

*Com informações G1

Foto: Daniel Medeiros

 

 

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!