Governo assina protocolo para construção de planetário no Oeste potiguar, o terceiro do RN

A governadora Fátima Bezerra assinou, na manhã desta sexta-feira (03), protocolo de cooperação técnico-cientifico para implantação de planetário na cidade de Doutor Severiano, no Alto Oeste potiguar. Este será um dos mais importantes equipamentos do Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação no entorno de Pau dos Ferros, que hoje se constitui em terceiro polo universitário do RN.

A solenidade ocorreu na Escola Municipal Sonho Infantil. O projeto é uma parceria entre o Governo do Estado por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern), prefeitura de Doutor Severiano, Universidades e Escolas da região em ações científicas e de divulgação e popularização da Ciência, que terão um Planetário como eixo, que será o terceiro no estado potiguar.

“Queremos inserir a região do Alto Oeste na ciência. Vamos integrar a região com instituições, universidades, setores produtivos e à sociedade. Sou governadora com coração de professora e sei a importância do investimento na educação, na ciência e na inovação”, enalteceu a governadora.

Presidente da Fapern, Maria Lúcia Sampaio ressaltou a importância da aproximação de instituições de ciência, tecnologia e inovação de escolas, sociedade e arranjos produtivos. “Este é um Programa de popularização da ciência como poucos no mundo, de popularização da ciência no interior do Estado contribuindo para o fortalecimento de um pólo científico com mais de 20 mil alunos no Alto Oeste”, disse.

O prefeito de Doutor Severiano, Francisco Neri agradeceu a parceria antiga com a então deputada Fátima Bezerra. “Este é mais um feito que Fátima traz para nossa cidade. E o planetário provará que Doutor Severiano não é cidade de passagem, mas de vir e voltar”.

Durante a solenidade a governadora também anunciou investimento de R$ 300 mil para implantação da Estação da Cidadania no município, um espaço para atividades lúdicas e sociais da juventude. Também foram entregues medalhas de prata e bronze da Olimpíada Nacional de Ciência a dois alunos de Doutor Severiano, Ícaro Galvão e Lara Souza.

Participaram ainda da solenidade: deputada estadual Isolda Dantas; deputado estadual Raimundo Fernandes; secretário estadual de Comunicação, Daniel Cabral; vice-prefeita Ivonete; os prefeitos de Encanto e José da Penha, Alberone Neri e Dr. Raimundinho, respectivamente; o secretário municipal de Educação, José Nilton; a secretária municipal de Juventude e Cidadania, Janice Fernandes; entre outras autoridades do município e região.

Selo SISBI

Durante a solenidade realizada em Doutor Severiano, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), também fez a entrega do terceiro selo SISBI a um laticínio potiguar.

O estabelecimento, localizado em Pau dos Ferros, é o primeiro a receber o selo SISBI na região Alto Oeste. Classificado como unidade de beneficiamento de leite, o laticínio Santa Luzia produz atualmente cerca de 6 mil litros de leite por dia.

“O processo do Santa Luzia girou em torno de um ano de preparação até conseguir a concessão do SISBI e nós ficamos muito felizes em estar entregando mais um certificado a um estabelecimento que já tem planos de levar os produtos do Alto Oeste para os estados vizinhos. É gratificante ver os nossos alimentos nas prateleiras do país”, afirmou o diretor-geral, Mário Manso.

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!