A governadora Fátima Bezerra autorizou esta semana, a promoção de 323 praças da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, dos quais 292 passarão de terceiro para segundo sargento. Também serão promovidos cinco oficiais. O ato de promoção de três majores ao posto de tenente-coronel dentista, um major a tenente-coronel veterinário e um capitão a major do quadro combatente foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta (28). A promoção dos praças sai em publicação no boletim interno da corporação.
Este foi o segundo ato desta natureza em pouco mais de um mês. Em 18 de novembro, a governadora autorizou a promoção de 287 alunos à graduação de soldado do quadro de Praças da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, ampliando o efetivo para 8.384 policiais. Foi a primeira promoção de policiais após a promulgação da lei da equidade de gênero – Lei Complementar nº 683, de 27 de julho de 2021 -, que extinguiu a diferenciação por sexo para ingresso nos quadros da Instituição.
A autorização de hoje inclui ainda a promoção de quinze segundos sargentos ao posto de primeiro sargento; quatro primeiros sargentos a subtenente, dez cabos a terceiros sargentos e dois soldados a cabo.
Promoções na PM
Praças: 323
– 1° Sargento a Subtenente: 04
– 2° Sargento a 1° Sargento: 15
– 3° Sargento a 2° Sargento: 292
– Cabo a 3° Sargento: 10
– Soldado a Cabo: 02
Oficiais: 05
– Major a Tenente Coronel Dentista: 03
– Major a Tenente Coronel Veterinário: 01
– Capitão a Major do Quadro Combatente: 01
Resumo
Promovidos entre 2019 e 2021
Praças: 8.011
Oficiais: 193
Total: 8.204.
___________________