Lista com selecionados no edital Glorinha de Oliveira deve ser divulgada nesta segunda (20)

Conforme o cronograma do Edital Glorinha Oliveira, fruto do restante dos recursos da Lei Aldir Blanc Estadual, a relação dos selecionados preliminarmente deve ser divulgada até esta segunda-feira (20.

O edital contemplará 400 fazedores de cultura do estado que receberão, cada um, o valor bruto de R$ 4.500,00 para desenvolverem vídeo-biografias sobre as suas histórias de vida. Ao todo, 833 proponentes foram habilitados na primeira fase, ou seja, cumpriram com o que determina o edital. Outros 482 foram não cumpriram com o pré-estabelecido e 381 foram eliminados.

 

Quem foi Glorinha Oliveira?

Maria “da Glória” Mendes de Oliveira nasceu no bairro das Rocas, em Natal no dia 27 de novembro de 1925. As aspas são porque, por um erro do seu pai na hora do registro a “Glória” do seu nome, não foi registrado, de fato.

Glorinha, no entanto, sempre mostrou talentos artístico desde muito jovem, principalmente cantando em peças teatrais, pequenos eventos e festinhas do Grupo Izabel Gondim, onde estudava.

Aos 10 anos, morando no Recife, foi vencedora mirim num concurso de um programa de calouros na Rádio Clube de Pernambuco, tendo ganhado um relógio de ouro, seria o início da sua “glória”.

Glorinha teve ainda o privilégio de participar da inauguração da primeira Rádio do Rio Grande do Norte, a Rádio Educadora de Natal, que depois veio a se chamar Rádio Poti e na década de 50 viajou por quase o Brasil representando o Estado nas inaugurações das emissoras de rádio dos Diários e Rádios Associados, participando ainda das festas do primeiro aniversário das TVS Tupi do Rio e São Paulo, a qual teve matéria de destaque na revista O Cruzeiro.

Dividiu palco com nomes importantes da música brasileira, como Ademilde Fonseca, Cauby Peixoto, Ângela Maria, Carlos Galhardo, as Irmãs Baptistas, Moacyr Franco, Leni Andrade, Miltinho, Sílvio Caldas, Orlando Silva, Ataulfo Alves, Lúcio Alves e Dick Farney.

Glorinha Oliveira faleceu no dia 23 de fevereiro deste ano, aos 95 anos.

 

___________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.
DIFUSORA – A FALA DO POVO!