O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou no último dia 05, a prisão preventiva e, ao Ministério da Justiça, atendendo a um pedido da Polícia Federal (PF), o início imediato do processo de extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que encontra-se nos Estados unidos desde agosto de 2020 e que está com seu visto de permanência vencido desde fevereiro deste ano.
O ministro ordenou ainda que a Polícia Federal inclua o nome de Allan dos Santos na lista da Difusão Vermelha da Interpol, para garantir que ele seja capturado e retorne ao Brasil. A embaixada do Brasil nos Estados Unidos também foi acionada.
O blogueiro Allan dos Santos é um dos principais aliados da família do presidente Jair Bolsonaro e é investigado no STF em dois inquéritos: o que apura a divulgação de fake news e ataques a integrantes da Corte e também o que identificou a atuação de uma milícia digital que trabalha contra a democracia e as instituições. Após ter sido alvo de operações, Allan dos Santos deixou o Brasil e entrou nos Estados Unidos em 12 de agosto de 2020, com permissão para permanecer até 11 de fevereiro de 2021. A Procuradoria-Geral da República se manifestou contra a prisão.