Faleceu na manhã desta quinta-feira (09), em Natal, vitimado por complicações de uma hemocromatose, doença que causa acúmulo de ferro nos órgãos, Celeste Guimarães, ex-sindicalista e reconhecido militante político do Partido dos Trabalhadores (PT) de Mossoró. Francisco Celeste Guimarães Neto, Nasceu em São José da Passagem em dia 03 de setembro de 1952, foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil nos anos 80 e foi candidato a vice-prefeito de Mossoró em 1992 pelo Partido dos Trabalhadores (PT) mossoroense.

Atuava na área da construção civil e era também um apologista da cultura popular e da poesia potiguar, incentivando sempre eventos e poetas nordestinos.

O velório está acontecendo em Natal até as 16h, no Centro Funerário Memorial, na Avenida São José, 1248 no bairro de Lagoa Seca.

Às 17h o féretro seguirá para Mossoró, onde será velado a partir das 22h, no Centro de Velórios Sempre, na Rua Melo Franco, 197, no Centro. O sepultamento será às 10h desta sexta-feira (10), no Cemitério São Sebastião).

A presidente do diretório municipal do PT em Mossoró, deputada estadual Isolda Dantas emitiu nota de pesar e cancelou programação cultural em comemoração aos 43 anos PT, em que ocorreria amanhã.

Confira nota do PT e outros depoimentos:

“Nota de pesar e cancelamento da festa de aniversário do PT Mossoró

Em razão do falecimento do querido companheiro Celeste Guimarães, a Executiva do PT Mossoró cancela a festa de comemoração do aniversário de 43 anos do partido que ocorreria amanhã, 10 de fevereiro, no Rust Café.

Nossa solidariedade à família e amigos.

Celeste presente!”

 

O PT de Mossoró, ao longo de toda sua história, sempre teve muitos homens e mulheres de grande estatura moral. Celeste era uma dessas grandes figuras. E uma pessoa de um convívio leve, ameno, sem tempestades pelo caminho. Deixa muitas saudades em todos que estiveram um pouco mais próximos dele, em algum momento da vida privada ou da vida partidária. Pessoas com o desprendimento de Celeste, com sua solidariedade, com seu humor, com sua capacidade de amizade são um tanto raras, mas fazem a vida valer a pena ser vivida. Saudades. (Aécio Cândido).

 

Minhas condolências a todos da família enlutada. Celeste foi grande companheiro de inúmeras lutas pelos trabalhadores e viverá para sempre em nossos corações. Lembro das lutas sindicais, do seu engajamento nas campanhas do PT, lembro do Revolucionário Combatente e aguerrido, do pai carinhoso, do amigo das cantorias regadas a cachaça, do bom papo sobre política e poesia, das piadas engraçadas e até do apelido de Fidel que o Bode do Dener botou nele… Celeste fará falta entre nós porque era, no dizer de Bretch, imprescindível! (Niécio Roldão).

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *