Depois de mais de 3 anos e milhões de mortos pelo mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (05) que a Covid não é mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). O mais alto título de alerta da organização havia sido declarado para o surto do novo coronavírus no final de janeiro de 2020.
A decisão leva em conta a queda no número de casos e de mortes pela doença, aliada ao avanço da vacinação da população. Pelas estimativas da OMS, desde 2020, a doença matou mais de 7 milhões de pessoas, mas o número pode ser ainda maior.
O fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional não altera, no entanto, o título de pandemia de Covid, que só havia sido declarado meses após a emergência, em março do mesmo ano.
Isso porque a Emergência de Saúde Pública é um termo técnico que passa por diversos critérios até ser decretado. A designação é bastante importante para coordenação de esforços de saúde pública internacionais.
Já o termo pandemia é diferente e faz referência a disseminação mundial de uma nova doença, quando vários continentes têm uma transmissão sustentada do surto.
__________________
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170) aqui.
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!
Com informações do portal G1.