Pinacoteca do Estado comemora Dia do Artista Plástico no Brasil com exposição sobre modernismo

Neste domingo (8), dia em que se comemora o dia do artista plástico no Brasil, a Pinacoteca do Estado, às 10h, abre ao público a exposição: “Do Banco ao Museu: paisagens, fazeres e histórias”, que conta com uma seleção de obras pertencentes ao antigo Banco do Estado do Rio Grande do Norte.

A exposição reúne obras, datadas de 1969 a 1985, produzidas por nove artistas potiguares e que, pela primeira vez, estarão reunidas numa mostra específica. A coleção Bandern apresenta obras com cenas do cotidiano, proporcionando ao/à visitante uma reflexão sobre a nossa identidade. Segundo o pesquisador Diogo Paiva, “as obras ajudam a compor os contornos de uma “identidade espacial”, observada nas paisagens urbanas e naturais, como nos casarios e nas Marinhas de Dorian Gray ou nos cajus de Vatenor, por exemplo. E abordam também uma noção ampla de ‘identidade cultural’, que se expressa tanto em manifestações folclóricas, como na composição do que seriam ‘tipos regionais’, observados nos trabalhos de Newton Navarro e Manxa”, comenta Paiva.

Dentre as décadas de 70 e 80, o Brasil assistia ao projeto de construção de uma “arte nacional”. No RN, observou-se um fenômeno semelhante, voltado à promoção de uma “arte potiguar”, também associada às vertentes da arte moderna. Neste sentido, o antigo banco passou a comprar obras de artistas potiguares para decorar os seus espaços. Após a extinção do banco, as obras foram doadas ao acervo da Pinacoteca do Estado.

Hoje, 32 anos depois, em contato com essas obras, podemos refletir sobre o nosso cotidiano a partir das expressões culturais e históricas retratadas durante o período modernista, as quais serão rememoradas nesta riquíssima exposição.

A programação da Pinacoteca prevê ainda para o mês de maio outras duas exposições: “Pilares Vivos”, de Jéssica Bittencourt, e o “Sertão Virou Mar”, de Azo, com uma Mostra coletiva de lambes coordenada pela artista Jéssica Bittencourt, seguidas de palestras. Contando também com uma homenagem ao poeta e artista visual, Pedro Grilo, promovida pela Sociedade dos Poetas Vivos e Afins, além da publicação da Consulta Pública do Edital de Ocupação da Pinacoteca do Estado.

 

Exposição “Do Banco ao Museu: paisagens, fazeres e histórias”.

Quando: Domingo (8 de maio), às 10h.
Onde Pinacoteca do Estado.
– Acesso aberto e gratuito.

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!