Política: Lula demite Jean Paul Prates da presidência da Petrobras e nomeia Magda Chambriard, ex-diretora da ANP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu Jean Paul Prates da presidência da Petrobras, nomeando Magda Chambriard, ex-diretora da ANP, como substituta. A decisão veio após divergências sobre investimentos e distribuição de dividendos. Lula havia prometido durante sua campanha aumentar os investimentos da estatal, em oposição à política de dividendos altos da gestão anterior.

Apesar de Prates ter aumentado os investimentos em 21% no primeiro trimestre de 2024, houve uma queda de 10% em relação ao trimestre anterior. O lucro líquido da Petrobras também caiu 38% em relação ao mesmo período do ano passado, ficando abaixo das expectativas do mercado.

A demissão de Prates ocorreu em meio a um conflito prolongado com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que admitiu divergências públicas com Prates. A discordância culminou em debates sobre a distribuição de dividendos, onde Prates defendia um pagamento de pelo menos 50%, enquanto o governo preferia segurar os proventos. A decisão de não distribuir dividendos extraordinários levou a uma queda significativa nas ações da Petrobras.

Jean Paul Prates foi indicado para o cargo antes mesmo de Lula tomar posse, em dezembro de 2022. O então presidente eleito comunicou a indicação por meio de uma postagem em rede social.

Em mensagem interna aos funcionários da estatal, Prates se despede da Petorbras dizendo que sua missão foi precocemente abreviada.

Leia a íntegra da mensagem abaixo:

Queridos amigos.

O presidente pediu meu cargo de volta agora há pouco. Deve nomear Magda. Amanhã conversaremos melhor. Danilo ficou tratando dos trâmites imediatos.

Minha missão foi precocemente abreviada na presença regozijada de Alexandre Silveira e Rui Costa. Não creio que haja chance de reconsideração. Vão anunciar daqui a pouco.

Só me resta agradecer a vcs e torcer que consigam ficar ou se reposicionar. Contém comigo no que eu puder fazer.

JPP

Foto: GettyImages

 

 

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!