Projeto “Roda-Hans” ofertará capacitação para médicos e enfermeiros do município

Nesta segunda-feira (20), projeto “Roda-Hans: Carreta da Saúde – Hanseníase” inicia as atividades em Mossoró com a oferta de uma oficina de capacitação para profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde do município. O evento é voltado a médicos e enfermeiros da rede e será realizado no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, a partir das 7h30.

A oficina será ministrada pelo Dr. Leonardo Loras, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A capacitação faz parte das ações do projeto “Roda-Hans”, que percorre municípios brasileiros ofertando atendimentos médicos à população. A ideia tem por objetivo o diagnóstico da hanseníase, encaminhando o paciente para o tratamento, buscando a cura.

A iniciativa visa à promoção de saúde pública em diferentes lugares e contextos sociais e epidemiológicos da doença. Um dos diferenciais do projeto é a presença da carreta em pontos estratégicos dos municípios, atraindo à população e facilitando o acesso aos serviços de saúde.

O projeto “Roda-Hans: Carreta da Saúde – Hanseníase” é desenvolvido numa parceria entre Ministério da Saúde, Instituto Novartis Biociências S.A., Estados, Municípios e a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

CARRETA DA SAÚDE – Entre os dias 21 e 24 deste mês, manhã e tarde, pessoas com sinais ou sintomas de hanseníase que desejam passar por avaliação de um especialista podem comparecer à “Carreta da Saúde” que ficará na Estação das Artes Elizeu Ventania.

HANSENÍASE – É uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. A hanseníase atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos (braços e pernas), com capacidade de ocasionar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis, inclusive exclusão social, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado.

Foto: Arquivo (Secom/PMM)

 

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!