Qual o significado do feriado dos mártires de Cunhaú e Uruaçu?

O dia 03 de outubro marca o feriado dos mártires de Cunhaú e Uruaçu no Rio Grande do Norte, mas você sabe a significação da data?

Nos dias 16 de julho e 3 de outubro em 1645, holandeses buscavam ocupar a capitania do Rio Grande, e, para o seu intento, realizaram dois massacres, nas comunidades de Cunhaú, em Canguaretama e Uruaçu, hoje parte do município de São Gonçalo do Amarante.

O relato histórico oficial conta que holandeses invadiram o Nordeste do Brasil, interessados nos engenhos de cana-de-açúcar. Os comandos, no país, partiam de Pernambuco. Além do objetivo econômico, entretanto, os invasores tentavam impor a religião calvinista por onde passavam.

No RN, os holandeses foram liderados pelo alemão Jacob Rabbi, que reuniu uma tropa formada por soldados e índios e atacou o engenho de Cunhaú, no município de Canguaretama. O ataque aconteceu na manhã do domingo 16 de julho de 1645, dentro da Capela de Nossa Senhora das Candeias, onde era celebrada uma missa. Três meses depois, um novo ataque aconteceu em Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, também na Grande Natal. Ao todo, 80 pessoas foram mortas.

Uma das vítimas do martírio de Uruaçu foi o camponês Mateus Moreira, que teve o coração arrancado pelas costas, enquanto repetia a frase “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”. A Igreja Católica canonizou os trinta católicos martirizados no dia 15 de outubro de 2017 pelo Papa Francisco em uma cerimônia no Vaticano. A Lei nº 8.913, de 06 de dezembro de 2006 instituiu a data como feriado estadual.

_____________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!