REVIRAVOLTA: TSE cassa votos do PSDB nas eleições 2020 em Mossoró e Larissa Rosado perde o mandato

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por unanimidade na noite desta terça-feira (09) cassar a chapa de vereador do PSDB nas eleições de 2020 em Mossoró por fraude na cota de gênero. O relator Carlos Horbach, foi seguido pelo Ministro Presidente Alexandre de Moraes, pela Ministra Cármen Lúcia e pelos Ministros Benedito
Gonçalves, Raul Araújo, Sergio Silveira Banhos e Nunes Marques pelo entendimento de fraude diante da inexistência de movimentação financeira de duas candidatas (Francisca das Chagas Costa da Silva e Maria Gilda Barreto da Silva), sendo que uma delas não obteve sequer o próprio voto, além da inexistência de atos de campanha.

Com a decisão de hoje, a única vereadora eleita pelo partido naquelas eleições, com 2516 votos, Larissa Rosado, hoje no União Brasil, perde o mandato, sendo substituída por Marrom Lanches, da chapa do Democracia Cristã.

Larissa fazia parte da base de oposição ao prefeito Alysson Bezerra, que já havia perdido nos últimos dias também o vereador Francisco Carlos.

Confira a decisão do TSE na íntegra:

PJe — Tribunal Superior Eleitoral

 

A vereadora Larissa Rosado emitiu nota onde rebate a tese de fraude e afirma que vai recorrer da decisão. Confira:

Recebemos com surpresa a notícia sobre a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou a chapa de vereador do PSDB nas eleições de 2020, em Mossoró/RN, visto que a Justiça Eleitoral, por três oportunidades, na 33ª Zona Eleitoral, no TRE e no próprio TSE, reconheceu que inexistem provas mínimas de fraude.

Reafirmamos que jamais houve, no PSDB Mossoró, nas eleições 2020, qualquer fraude à cota de gênero. Como é sabido, durante nossos mais de 20 anos de vida pública, sempre defendemos a mulher e o fortalecimento da presença feminina da política e em todos os espaços.

O julgamento, segundo informa nossa assessoria jurídica, diz respeito a um agravo regimental no qual inicialmente o TSE vinha votando pela manutenção da improcedência, mas, após adiamento da votação, mudou o entendimento, cassando toda a chapa.

Apresentaremos recurso e demonstraremos a legitimidade da nossa eleição.

Larissa Rosado

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!