Procurada pela articuladora do projeto mulheres de periferia urbana, Thelma Gurgel, a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) está dando apoio no processo de hortas urbanas, no bairro Pintos. A primeira atividade entre as partes aconteceu recentemente e houve uma palestra para as integrantes do projeto.
“A professora aposentada da UERN está realizando um trabalho voluntário com mulheres e procurou a Secretaria Municipal de Agricultura para apoiar nas hortas urbanas com as mulheres do bairro Pintos. A gente deu um apoio nesse processo de hortas urbanas. Nesse primeiro momento demos uma palestra nessa parte de hortas, ajudar um pouco a produzir essas hortas em bairros urbanos”, destacou o gerente do Desenvolvimento Rural da SEADRU, Raniere Barbosa.
Thelma Gurgel ressalta que o projeto iniciou a partir da realidade de dificuldades encontradas neste momento de pandemia. Segundo ela, as mulheres foram as mais atingidas em relação ao desemprego nesse momento pandêmico.
“A ideia surgiu nesse momento pós-pandêmico. As mulheres de periferia urbana foram, digamos, as mais atingidas com a pandemia no sentido do desemprego. Várias delas ainda não conseguiram voltar ao mercado de trabalho, mesmo informal. E a situação da insegurança alimentar que em função do alto custo as pessoas tendem a deixar de comer o que é bom, o que tem valor nutricional em função da falta de condição”, frisou.
A articuladora disse que o projeto está sendo iniciado pelo bairro Pintos, mas que a ideia é estender para outras localidades da zona urbana. “Estamos iniciando nos Pintos, mas a nossa ideia é estender para outros bairros de Mossoró grupos de hortas comunitárias organizados por mulheres”, disse.
__________________
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170) aqui.
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!