A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou nesta segunda-feira (04) a ocorrência de um novo caso suspeito de contaminação pelo vírus Monkeypox, transmissor da doença popularmente conhecida como varíola dos macacos, no Rio Grande do Norte.
O caso suspeito foi notificado hoje pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e está sendo acompanhado pela Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige).
O paciente de 34 anos é residente em Natal-RN e tem histórico de viagem recente à Europa, com passagem por Inglaterra, Portugal e Espanha. A pessoa foi atendida no Hospital Giselda Trigueiro, uma das unidades de referência para tais casos no RN, e está em isolamento domiciliar, com quadro de saúde estável.
O RN já teve a confirmação de um caso da Monkeypox registrado no último dia 23 de junho.
Sintomas da varíola dos macacos e como identificá-los
Entre os sintomas clássicos da varíola comum e da varíola causada pelo Monkeypox estão a primeira fase de sintomas que se assemelham à uma gripe, como febre, dor de cabeça e dor no corpo, calafrios, exaustão, que podem durar em média três dias.
Na fase seguinte é que aparecem as lesões na pele que evoluem em cinco estágios, conhecidos como mácula, pápulas, vesículas, pústulas e finalmente crostas, estágio final quando caem. É o contato com elas que causa a transmissão do vírus para outras pessoas.
__________________
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170) aqui.
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!