Player Topo - Web Radio
Reporte Brasil Bloco01

Comitiva potiguar do Geoparque Seridó relata tremor no Marrocos.

Uma delegação do Geoparque Seridó, composta por membros do Rio Grande do Norte, estava no Marrocos na noite da sexta-feira, dia 8, e testemunhou o terremoto de magnitude 6,8 que atingiu o país, resultando em pelo menos 800 vítimas fatais. Eles se encontravam em Marrakech para participar da X Conferência Internacional de Geoparques da Unesco.

Os quatro representantes potiguares do Geoparque estão em perfeitas condições físicas e não sofreram ferimentos. Eles relataram ao G1 que estavam finalizando seu jantar por volta das 23h, quando perceberam o tremor.

“A gente viu uma poeira muito intensa subindo, muita gente desesperada, correndo, e ficamos na rua por algumas horas, até que a dona do hotel onde estamos hospedados ofereceu nos abrigar na casa da família dela, mais longe do centro da cidade, onde ficamos até a manhã deste sábado”, disse Matheus Lisboa, que é coordenador científico adjunto do Geoparque Seridó.

Silas Maciel, o coordenador de comunicação e marketing do Geoparque Seridó, descreveu a experiência como um “tremor extremamente intenso”. Ele acrescentou: “Presenciamos a queda de muros e destroços, e as pessoas correndo pelas ruas”.

Ele afirmou que foi preciso encontrar uma alternativa, pois “o hotel apresentou danos estruturais significativos, com rachaduras visíveis”.

Janaína Medeiros, diretora executiva do Geoparque Seridó, relatou que a primeira ação do grupo ao sentir o terremoto foi buscar refúgio em uma área aberta para se proteger.

“Nós tivemos uma experiência que eu imaginei que nunca passaria na minha vida, que foi viver um terremoto de uma magnitude alta. A sensação era de que a gente estava surfando em ondas, a terra começou a tremer e a gente correu para um lugar aberto. E sem perigo algum de cair algo”, disse.

Terremoto no Marrocos

O terremoto que sacudiu o Marrocos na noite desta sexta-feira, dia 8, resultou em um trágico balanço, com mais de 1000 vítimas fatais e mais de  600 pessoas feridas, conforme informado pelo Ministério do Interior à TV estatal.No entanto, as autoridades ressaltam que o número de vítimas ainda não é definitivo e pode aumentar.

O tremor, que durou cerca de 15 segundos, causou danos que se estenderam desde aldeias nas montanhas do Atlas até a histórica cidade de Marrakech.

*Com informações g1RN

Foto/Divulgação

 

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!