Embalagem de amaciante é usada como bolsa coletora em paciente no Hospital Walfredo Gurgel

A situação de Francisco Quirino da Silva, um paciente de 82 anos internado no Hospital Walfredo Gurgel em Natal, ganhou destaque após sua filha, Aurea Medeiros, expor condições precárias de atendimento.

Quirino ficou cinco dias com um frasco de amaciante improvisado como coletor de urina devido à falta de bolsas coletoras adequadas. Após a repercussão, a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) anunciou medidas para resolver o problema, incluindo a ampliação do estoque de bolsas coletoras e o reforço na quantidade de suportes de soro.

O idoso, vítima de um AVC, foi transferido novamente para a UTI e sua família aguarda uma transferência para um hospital com atendimento especializado. A Sesap classificou o incidente como “situação episódica” e está trabalhando para evitar que se repita.

Nota Sesap abaixo:

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a direção do Hospital Walfredo Gurgel vem à público para reconhecer a situação veiculada pela imprensa e informar que, ao longo desta quarta-feira (27), realizou uma série de ações para solucionar o caso. A primeira medida foi a ampliação emergencial do estoque de bolsas coletoras, a partir de medidas conjuntas com outras entidades, com o objetivo de atender a demanda da unidade dentro dos próximos dias. A segunda ação foi o reforço na quantidade de suportes de soro, com 20 novos equipamentos encaminhados à unidade para atendimento emergencial. A Sesap e a direção do hospital seguem trabalhando para solucionar as questões, evitando a repetição de uma situação episódica como a que hoje foi apresentada.

*Com informações Tribuna do Norte

Foto: Tribuna do Norte

 

 

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!