MARIA DA PENHA INDIANA • Na Índia, um grupo de mulheres conhecido como “Gulabi Gang” tornou-se símbolo de resistência e justiça para aquelas que enfrentam violência e opressão. Fundada em 2006 por Sampat Pal Devi, na região de Bundelkhand, no estado de Uttar Pradesh, a gangue surgiu como uma resposta ao alto índice de abusos, agressões e impunidade enfrentados por mulheres na região. Usando saris cor-de-rosa como uniforme, elas se reúnem para punir homens que cometeram atos de violência, como estupro e agressão doméstica, muitas vezes utilizando bastões de madeira para confrontá-los.
O grupo é formado principalmente por mulheres de comunidades rurais e de castas mais baixas, que sofrem com a falta de apoio das autoridades e da sociedade. Além de buscar justiça para as vítimas, a Gulabi Gang também atua em causas sociais, como o combate ao casamento infantil, a defesa dos direitos das mulheres e a luta contra a corrupção. Suas ações diretas, embora controversas, chamaram a atenção da mídia internacional e trouxeram visibilidade para problemas sociais ignorados por décadas.
Apesar das críticas de alguns setores, que questionam o uso da violência como forma de justiça, a Gulabi Gang conquistou o respeito de muitas mulheres indianas que veem nelas um símbolo de força e esperança.
*Com informações da BBC
Foto: Reprodução
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!