O estudo “Tem Veneno Nesse Pacote – Volume 3” , do Instituto de Defesa de Consumidores (Idec), analisou 24 alimentos ultraprocessados populares no Brasil e detectou resíduos de agrotóxicos em metade das amostras.
Entre os produtos com mais características de agrotóxicos estão os biscoitos maisena Marilan e Triunfo , cada um com quatro tipos diferentes.
Outros alimentos contaminados incluem:
Com três agrotóxicos : Hambúrguer vegetal (Sadia), empanado vegetal sabor frango (Seara), macarrão instantâneo (Nissin e Renata) e bolo pronto sabor chocolate (Ana Maria).
Com dois agrotóxicos : Empanado vegetal sabor frango (Sadia).
Com um agrotóxico : Hambúrguer vegetal (Fazenda Futuro), empanado vegetal sabor frango (Fazenda Futuro), presunto cozido (Aurora), bolo pronto sabor chocolate (Panco) e bebida láctea sabor chocolate (Pirakids).
O glifosato , considerado “provavelmente carcinogênico” pela OMS, foi o agrotóxico mais encontrado, aparecendo em sete amostras. A única categoria sem resíduos foi a sobremesa petit-suisse sabor morango.
E a farinha de trigo, encontrada tanto na crosta dos empanados, quanto no biscoito maisena e no macarrão instantâneo continua sendo um ingrediente com alta prevalência de contaminação por agrotóxicos, como já havia apontado a análise do volume 2 do “Tem Veneno Nesse Pacote”.
Os dados do estudo disponíveis estão em idec.org.br/veneno-no-pacote .O Idec notificou as empresas responsáveis pelos produtos contaminados, além de encaminhar os resultados à Anvisa.
Foto: Reprodução
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!