O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que as medidas de proteção para os setores afetados pelo tarifaço dos Estados Unidos serão encaminhadas ao Planalto nesta quarta-feira (6/7), para aprovação. As ações visam proteger, principalmente, as pequenas empresas, adiantou Haddad.
“Vamos ter o plano muito detalhado para começar a atender, sobretudo, aqueles que são pequenos e não têm alternativas à exportação para os EUA, que é a preocupação maior do presidente, o pequeno produtor”, disse o ministro.
A data de anúncio das medidas será definida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Haddad, o instrumento usado para implementar as ações deve ser uma medida provisória que garante a entrada imediata em vigor. A imposição de tarifas de 50% para a entrada de produtos brasileiros nos Estados Unidos começou a valer nesta quarta-feira.
Segundo o ministro, entre as medidas estão previstas ações de aumento das compras governamentais dos produtos que seriam exportados aos Estados Unidos – sobretudo os produtos agrícolas – e concessão de crédito subsidiado a setores que forem prejudicados pelo tarifaço.
*Com informações da Agência Gov
Foto: Reprodução
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!