“Ihu”, sigla do Instituto Hospitalar Universitário de Marselha, na França. Este é o nome da mais nova variante do covid-19 descoberta por pesquisadores com 46 mutações, mais que a ômicron, e uma das duas derivadas de B.1.640, localizadas no final de setembro na República do Congo.
Os franceses anunciaram a descoberta já há algumas semanas, mas somente no final de dezembro, seus pesquisadores publicaram um pré-estudo, ainda pendente de validação sobre a “variante Ihu”, também denominada B.1.640.2, muito pouco conhecida ainda, tendo em vista o número limitado de casos registrados.
De acordo com este centro especializado em doenças infecciosas, criado e dirigido pelo polêmico médico Didier Raoult, o primeiro caso desse tipo identificado pelos cientistas ocorreu na cidade de Forcalquier, no departamento de Alpes da Alta Provença. Outros casos foram registrados na região de Marselha e estão associados com viagens para Camarões.
Com informações do portal UOL.
___________________