A Polícia Federal prendeu, na manhã desta sexta-feira (12/9), o lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, de 60 anos, conhecido como “Careca do INSS”. Segundo informações do Metrópoles, ele é apontado como o principal articulador de um esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS, que movimentou milhões de reais.
Na véspera da prisão, a CPMI do INSS aprovou a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telemático do lobista e solicitou ao Coaf a produção de um relatório de inteligência financeira.
Antunes nunca foi servidor do órgão, mas ficou conhecido nos bastidores de Brasília por atuar como intermediário entre associações e o INSS, obtendo vantagens em acordos de cooperação. Ele tem 15 empresas em seu nome ou de familiares e um patrimônio de luxo, com carros importados — incluindo Porsches e BMWs — e uma mansão de R$ 3,3 milhões no Lago Sul, em Brasília.
O Metrópoles revelou que uma das entidades ligadas a Antunes, a Ambec (Associação dos Aposentados Mutualistas para Benefícios Coletivos), saltou de três para mais de 600 mil associados entre 2021 e 2024, faturando R$ 30 milhões mensais, mas acumula milhares de processos na Justiça por descontos feitos sem autorização dos aposentados.
Apontado como o principal operador da “farra dos descontos”, o “Careca do INSS” agora responde às investigações no âmbito da Operação Sem Desconto, deflagrada pela PF.
Foto: Reprodução/Metrópoles
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!