BRASIL: CPF dos Imóveis: Receita Federal vai monitorar imóveis e aluguéis a partir de 2026

A partir de 2026, a implementação do Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB), o “CPF dos imóveis”, vai alterar a forma como proprietários e locatários lidam com imóveis. O sistema permitirá à Receita Federal monitorar todas as transações, incluindo compra, venda, doação, registro e renda de aluguéis.

A Receita Federal terá acesso automático a todas as transações imobiliárias, tornando quase impossível omitir vendas, compras, doações ou rendimentos de aluguel sem ser detectado.

Caso o proprietário não declare a renda de aluguéis, o fisco imputará automaticamente 10% ao ano sobre o valor do imóvel, o que pode aumentar a carga tributária para quem não estiver atento.

Pequenas omissões podem resultar em multas de até 70%, além de juros e cobrança retroativa de até cinco anos, transformando descuidos em prejuízos financeiros expressivos.

Pessoas que alugam ou possuem imóveis precisarão organizar documentos, contratos e comprovantes de renda para evitar problemas com o fisco.

O simples fato de possuir um imóvel já coloca o cidadão sob monitoramento detalhado, o que pode impactar decisões sobre compra, venda ou aluguel de propriedades.

O CIB busca aumentar a transparência no mercado imobiliário, integrando informações de cartórios, bancos e órgãos públicos.

Foto: Reprodução/Internet

 

 

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)

  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!