Mais de 30 serviços ilegais de streaming e IPTV utilizados por milhares de brasileiros saíram do ar neste fim de semana, após uma operação de combate à pirataria audiovisual realizada na Argentina. As plataformas, conhecidas por operarem em aparelhos TV Box — popularmente chamados de gatonet — tiveram seus servidores bloqueados por decisão judicial, em uma ação do Ministério Público argentino com apoio da Aliança Contra a Pirataria Audiovisual (ALIANZA).
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações ( ANATEL), boa parte dos serviços piratas usados no Brasil estava hospedada em servidores do país vizinho e foi desativada durante a operação. Entre os aplicativos que deixaram de funcionar estão My Family Cinema, Eppi Cinema, TV Express, Red Play, Blue TV, Cinefly, Weiv TV, PLUSTV, Football Zone, MegaTV+ e Nossa TV, além de plataformas associadas às marcas BTV e Duosat.
A Anatel alerta para os riscos de consumir conteúdo pirata. Segundo a agência, serviços irregulares podem expor dados pessoais, permitir ataques cibernéticos e infringir leis de direitos autorais.
“É importante que o consumidor desconfie de preços muito baixos e utilize apenas plataformas licenciadas”, reforçou a Anatel em nota.
A operação faz parte de uma estratégia de desmonte da rede de distribuição ilegal de conteúdo audiovisual na América do Sul.
Foto: Divulgação/Anatel
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!