O governo do presidente Donald Trump está suspendendo todo o processamento de vistos para solicitantes de 75 países, informou nesta quarta-feira um porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos.
O porta-voz não deu detalhes sobre o plano, que foi divulgado inicialmente pela Fox News, com base em um memorando interno do Departamento de Estado.
Segundo a emissora, a suspensão terá início em 21 de janeiro.
Entre os países afetados estão Somália, Rússia, Irã, Afeganistão, Brasil, Nigéria e Tailândia, de acordo com a reportagem.
O memorando orienta as embaixadas dos EUA a recusar pedidos de visto com base na legislação vigente enquanto o Departamento de Estado reavalia seus procedimentos. Não foi informado um prazo para a conclusão dessa revisão.
A suspensão ocorre em meio ao endurecimento das políticas migratórias adotadas pelo governo republicano de Donald Trump desde que ele assumiu o cargo, em janeiro do ano passado.
Em novembro, Trump havia prometido “pausar permanentemente” a migração proveniente de países do chamado “Terceiro Mundo”, após um ataque a tiros próximo à Casa Branca cometido por um cidadão afegão, que resultou na morte de um integrante da Guarda Nacional.
*Com informações da Reuters
Foto: Reprodução / Reuters