EMPARN prevê chuvas no RN a partir da segunda quinzena de janeiro

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) prevê aumento das chuvas a partir da segunda quinzena de janeiro. A previsão vale para os meses de janeiro, fevereiro e março e indica volumes entre normal e abaixo do normal.

A pouca chuva registrada no início de janeiro foi causada pela Oscilação Madden-Julian, um fenômeno climático que atua como uma “onda” de nuvens e chuvas nos trópicos. Quando está desfavorável, como ocorreu neste período, ela dificulta a formação de nuvens e reduz as precipitações. A partir da segunda quinzena, essa condição deve mudar, favorecendo o retorno das chuvas.

Janeiro e fevereiro fazem parte da pré-estação chuvosa, quando sistemas meteorológicos de curta duração podem provocar chuvas irregulares. Em março, considerado o mês mais chuvoso do trimestre, o volume de precipitações dependerá principalmente das condições dos oceanos Atlântico e Pacífico.

Previsão média de chuvas no RN:

  • Janeiro: 60,4 mm

  • Fevereiro: 92,9 mm

  • Março: 159,7 mm

Foto: Reprodução