O Museu do Petróleo, recentemente reaberto numa parceria entre Prefeitura de Mossoró e a Redepetro, passa a fazer parte do roteiro turístico de agências de turismo de vários estados do Brasil. Na tarde deste sábado (24), um grupo de 40 turistas vindos das cidades de Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru-PE visitaram o Museu do Petróleo.
Anexo à Estação das Artes Elizeu Ventania, o Museu do Petróleo é o único do gênero no país. O local destaca uma das mais importantes economias de Mossoró e ao visitar o espaço é possível conhecer a história da exploração do petróleo em nosso município e região através de painéis com imagens, fatos, história da cidade, o processo de refinação, a origem do petróleo, as camadas da terra em caverna e seus derivados.
Para a professora aposentada Josenice de Fátima Aragão Neves, 69 anos, integrante do grupo de turistas vindos de Pernambuco-PE, o Museu do Petróleo é um ponto turístico muito importante na cidade. “Eu estou achando muito importante, muito educativo porque explica, pra quem não é da área, como se produz o petróleo e a importância para a cidade”, destacou Josenice.
A guia de turismo Gorete Serra, responsável pelo grupo de turistas pernambucanos, confirmou que o Museu do Petróleo de Mossoró faz parte da rota das agências por ser um ponto que atrai muito a curiosidade dos turistas. “O Museu do Petróleo está sempre dentro do nosso city-tour (passeio pela cidade) e o fato de Mossoró ser o primeiro produtor de petróleo em terra do Brasil faz com que o turista queira conhecer”, ressaltou Gorete.
O Museu do Petróleo estava fechado para visitação há cerca de dez anos. Foi revitalizado e entregue à população mossoroense em 25 de novembro de 2025. Os grupos que desejam visitar o espaço devem agendar previamente por meio do e-mail: turismo.sedint@prefeiturademossoro.com.br.
Foto: Divulgação / PMM