Prefeito de Ielmo Marinho, preso na Operação Securitas, é solto após audiência de custódia

O prefeito de Ielmo Marinho, Fernando Batista Damasceno, conhecido como Fernando de Canto de Moça (MDB), foi solto na tarde desta quinta-feira (29), após passar por audiência de custódia no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. A esposa dele, Adriana Leocádio Silva Damasceno, também foi liberada.

Fernando havia sido preso em flagrante na manhã da quarta-feira (28), durante a Operação Securitas, deflagrada pela Polícia Civil do RN. A ação investiga crimes como organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo e embaraço às investigações.

Segundo a Polícia Civil, as investigações tiveram início em 2023 e apontam a existência de um grupo criminoso com participação de agente político e integrante das forças de segurança. Além do prefeito, um vereador e um policial militar também são investigados. A apuração se baseia, entre outros fatos, na denúncia de que homens armados teriam ido à Câmara Municipal de Ielmo Marinho para intimidar adversários políticos. Na ocasião, armas e munições de calibres restritos foram apreendidas.

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, realizados em Ielmo Marinho, São Gonçalo do Amarante, Natal e Parnamirim, o prefeito foi preso por embaraço à investigação, após tentar ocultar dinheiro e um telefone celular, arremessando os objetos para fora da residência.

Na audiência de custódia, a Justiça entendeu que não havia elementos suficientes para manter a prisão preventiva e concedeu liberdade provisória, impondo medidas cautelares, como recolhimento domiciliar noturno e comparecimento periódico em juízo.

Foto: Reprodução / Instagram