MP apura homenagem do Vasco-AC a jogadores investigados por estupro

O episódio aconteceu na noite de 19 de fevereiro, antes da partida de Copa do Brasil 2026 entre Associação Desportiva Vasco da Gama (AC) e Velo Clube. Jogadores do time acreano posaram exibindo camisas de três companheiros de equipe que estão presos e são investigados por estupro contra duas mulheres, segundo inquérito da Polícia Civil do Acre.

Em resposta, o Ministério das Mulheres e o Ministério do Esporte divulgaram uma nota oficial conjunta em 21 de fevereiro repudiando veementemente a homenagem. O posicionamento afirmou que é “inaceitável que o esporte, espaço de formação e inspiração para a juventude, seja usado para naturalizar ou relativizar a violência contra a mulher”, manifestando solidariedade às vítimas e confiança na atuação da Justiça.

O governo federal também reforçou o compromisso com políticas públicas que promovam ambientes seguros e livres de violência contra meninas e mulheres.

Ainda no âmbito legal, o Ministério Público do Acre abriu investigação não apenas sobre a homenagem, mas também sobre possível omissão da Justiça Desportiva local e declarações do técnico envolvendo o caso.

O caso segue em andamento, com as prisões temporárias mantidas e as apurações policiais e judiciais em curso.

Foto: Reprodução