O eleitor que for às urnas neste domingo (4) terá seis escolhas para fazer na urna eletrônica. Para evitar erros e agilizar a votação, é importante conhecer a ordem dos cargos e conferir as informações apresentadas na tela antes de confirmar cada voto.
A votação começa pelo deputado federal e termina com o presidente da República. A sequência definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é a seguinte:
- Deputado federal — 4 dígitos
- Deputado estadual — 5 dígitos
- Senador — 3 dígitos
- Senador — 3 dígitos
- Governador — 2 dígitos
- Presidente da República — 2 dígitos
Como há duas vagas para o Senado em disputa, o eleitor deverá votar duas vezes para senador, escolhendo candidatos diferentes.
Como votar
Ao aparecer na tela o cargo, o eleitor deve digitar o número da candidatura. Depois de digitar os números, a urna exibirá o nome, a fotografia, o cargo e a sigla do partido.
Antes de confirmar, é importante conferir se as informações estão corretas. Se houver algum erro na digitação, basta apertar a tecla “CORRIGE” e digitar novamente.
Estando tudo correto, o eleitor deve apertar a tecla “CONFIRMA” para registrar o voto.
É possível votar em branco ou anular?
Sim. Para votar em branco, o eleitor deve apertar a tecla “BRANCO” e, em seguida, “CONFIRMA”.
Para anular o voto, é necessário digitar um número que não corresponda a nenhuma candidatura e confirmar. Votos brancos e nulos não são contabilizados como votos válidos para candidatos ou partidos.
Pode levar uma “colinha”?
Pode. O TSE permite que o eleitor leve uma anotação em papel com os números das candidaturas. A recomendação é preparar a colinha antes de sair de casa, já na ordem em que os candidatos aparecerão na urna.
O uso de celular, máquina fotográfica, filmadora ou outro equipamento que possa comprometer o sigilo do voto é proibido dentro da cabine.
A Justiça Eleitoral também disponibiliza um simulador de votação para quem quiser treinar antes do dia da eleição.
Foto: Reprodução