A Assindae Associação das Águas Adicionadas de Sais e Envasadas no RN decidiu em assembleia que irá aumentar os custos do produto nas fontes para todo o Estado. Segundo Érico Fernandes, presidente da instituição, o aumento se deve ao aumento de quase 100% em algumas matérias primas, como o plástico utilizado nos lacres e nos próprios garrafões.
Além deste componente, Érico também destaca o frequente aumento dos combustíveis e lembra que a distribuição de águas é feita basicamente por caminhões e motocicletas. O repasse ao consumidor final pode chegar a R$ 1,00. O repórter Emerson Linhares, da Rádio Difusora de Mossoró, ouviu o presidente da Assindae. Confira o áudio abaixo.
O que são as águas adicionadas de sais?
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) água adicionada de sais é uma água própria para consumo humano, mas que recebe a adição de pelo menos 30mg/L de sais minerais, enquanto que a água mineral é aquela obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas, ou seja, poços perfurados para extração de água. Para fins de saúde não há diferença entre a água de uma fonte natural ou de extração subterrânea. Os dois tipos respeitam o mesmo padrão de qualidade.