Autores mossoroenses lançam livros em manhã cultural no próximo sábado (12)

Os autores César Guimarães e Symara Tâmara, lançam no próximo sábado (12), três obras literárias: “Réu do amor confesso”, livro de poemas de César Guimarães; “Infinita tarde finda” e “Reflexões e fluxos sobre literatura”, sendo o primeiro de poemas e o segundo de artigos sobre a literatura e cultura brasileira, ambos de autoria de Symara Tâmara.

 

Réu do amor confesso é o primeiro livro do autor César Guimarães, uma reunião de poemas que o poeta vem publicando em suas redes sociais e sites de notícias. Sua poesia traz a pureza do amor, num misto com a acidez da crítica a alguns comportamentos humanos. Com apresentação da cantora e compositora gaúcha Laura Finocchiaro, prefaciado pelo poeta mossoroense Antônio Francisco e com ilustrações a lápis grafite de Padre Guimarães, “Réu do amor confesso” tem publicação através de recursos da Lei Maurício de Oliveira, da Prefeitura Municipal de Mossoró.

 

 

 

Infinita tarde finda é o primeiro livro de poemas da escritora, professora e compositora mossoroense Symara Tâmara e se trata de uma reunião de poemas de várias épocas que marcam seus primeiros vinte anos de poesia, que tiveram início ainda na adolescência da autora. São poemas que falam de amor em suas diversas formas de manifestação, de questões sociais, reflexões sobre a essência e os valores humanos. As palavras “finda” e “infinita”, semanticamente paradoxais entre si, indicam que a “tarde é finda” quando se trata desse ciclo de seus primeiros anos de poesia; mas que a poesia em sua vida, enquanto arte, enquanto expressão de sua subjetividade, é infinita. O livro conta ainda com ilustrações em aquarelada jovem artista plástica mossoroense Lorena Herrera e tem publicação promovida com recursos da Lei Aldir Blanc, através da Prefeitura Municipal de Mossoró.

 

Reflexões e fluxos sobre literatura traz uma seleção de artigos produzidos por Symara ao longo de sua vida acadêmica, durante os anos de graduação e pós-graduação em Letras. Embora se tratem de artigos acadêmicos, são de leve vocabulário e trazem breves estudos da autora acerca de questões como a literatura de cordel, a relação literatura x ensino, análises de obras de autores como Antônio Francisco e Zila Mamede, sua defesa como membro da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense – AFLAM, entre outros temas. O livro traz ainda entrevista com autores estudados pela autora e é publicado com recursos da Lei Aldir Blanc através do Governo do RN/FJA.

Os três livros são lançados com selo e projeto gráfico da Editora Offset. O lançamento às 9h, numa manhã cultural no teatro Lauro Monte Filho, com exposição de artes, música instrumental e momento de autógrafos, com produção da Acunha Produções. As obras podem ser adquiridas em formato de combo ou individualmente e a pré-venda segue até a véspera do lançamento, mas poderão ser adquiridas também durante o evento.

“Nesses tempos em que nossas mentes pedem repouso, nossos lares pedem paz; o refúgio, a válvula de escape, continua sendo a arte, em suas diversas formas de manifestação, sobretudo aquelas que nos transpõem a outras dimensões sem nos tirar do lugar, que promovem prazer e bem estar em curta, média e longa duração – a literatura tem esse poder”, comentam os autores..

 

Mais informações e pré-venda:

(84) 9 9120-2706 / 9 8843-3357

 

Sobre César Guimarães

César Guimarães Sarmento é nascido em Sousa-PB e radicado em Mossoró-RN. É poeta, compositor e produtor cultural. Casado com a cantora e escritora Symara Tâmara, se prepara para ingressar no curso de Publicidade e Propaganda pela UERN. É sócio da União Brasileira de Escritores (UBE Sousa-PB). Começou a trabalhar com produção cultural em 2009, ainda em Sousa. Sempre utilizou as redes sociais e sites de notícias para publicar seus poemas. Participou de coletâneas como V Amostra de poesias “Abril para Leitura” (CCBNB Sousa), “Literarte celebra o Nordeste brasileiro”, sendo esta lançada em várias capitais brasileiras e na 4ª Expo Itinerante da Literarte, no Salão do Livro de Genebra, na Suíça. Em 2019, fez a produção em Mossoró do concerto internacional Modulatus Project. Nesse mesmo ano, teve sua canção Florescer, em parceria com Gabriela Mendes, classificada entre as vinte melhores canções no I Festival Juazeiro do Norte de Música do Nordeste (CE) e no Prêmio Fomento à cultura potiguar (RN). Tem parcerias com diversos compositores, dentro e fora do RN. Em 2020, abriu a Acunha Produções, dando andamento ao seu trabalho de produção cultural e gerenciando trabalhos de música, literatura e audiovisual.

 

Sobre Symara Tâmara

Artista potiguar nascida em Natal, mas sempre residente em Mossoró, que permeia pelos campos da música, da literatura, da educação e da pesquisa. Tem formação acadêmica e mestrado em Letras pela UERN, sócia fundadora e imortal da Academia Feminina de Letras Mossoroense – AFLAM e membro da Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguares – ALAMP. Na literatura, é autora do folheto de poemas O zênite da inspiração (2000), sendo este seu primeiro trabalho publicado. Tem publicado seus poemas, crônicas e artigos em sites e jornais. Em 2015, publicou Antônio Francisco: tradição e modernidade – uma poética da memória, por ter se classificado em primeiro lugar na categoria “Trabalhos Acadêmicos” no IV Prêmio Literário Rota Batida, promovido pela Fundação Vingt-un Rosado/Petrobras. Além das duas obras ora lançadas, está preparando mais uma publicação, o e-book Antônio Francisco vai à escola – um relato de experiência com a obra antoniana em sala de aula, com previsão de lançamento ainda para 2021 com recursos através da Lei Maurício de Oliveira, do município de Mossoró. Além disso, é cantora e compositora com vinte anos de trajetória musical, tendo lançado seu primeiro EP em 2021, “Tempo”. Participou de vários festivais de música e literatura, representando o estado do RN. Venceu prêmios nas áreas de literatura, música, jornalismo e audiovisual. É professora de Língua Portuguesa na rede pública estadual de ensino do RN.