Dasta & The Smokin’ Snakes é uma banda de rockabilly/rock and roll de Natal, surgida em meados de 2016, como projeto solo do vocalista e compositor Dasta Gomes (Ex Rebelviz e The Bop Hounds) em parceria com Ramis Al Bud, prodígio da guitarra rockabilly brasileira que traz em sua bagagem participações com artistas da Rockin’Scene consagrados internacionalmente como Amber Foxx e Gizzelle (Wild Records), gravações em bandas nacionais para selos internacionais com participação de suas guitarras no disco de Alex Valenzi pela El Toro, da Espanha, turnê Europeia com a banda Luiz Fireball & The Good Looking Boys/PR (Rhythm Bomb Records), participação no EP de Joanatan Richard/PE (Ypojuke Records), além de ser apresentador do programa de webrádio Rocket in My Pocket (antenazero.com).

O grupo é formado localmente por Dasta Gomes (voz e violão), Felipe Rebouças (guitarra), Renata Soares (baixo) e Andola Costa (bateria). Suas influências vão desde Elvis Presley, Charlie Feathers, Carl Perkins e Screamin Jay Hawkins (anos 50) a grupos de Wild Rockabilly atuais, como Omar Romero, Chuy Bobcat, Santos e Luis Arriaga, todos da Wild Records, de Los Angeles, Estados Unidos, selo do qual também faz parte, sendo único artista do gênero a representar o Brasil nesta gravadora de destaque no cenário rockabilly internacional.

A banda potiguar tem duas grandes apresentações pela frente: sua estreia no Festival Potiguar de Música Bossa & Jazz Festival, em Pipa e mais um show na Europa, no Festival de Rockabilly “Return2Back”, na Áustria, que acontecerá no início de setembro, onde será uma das principais atrações internacionais.

Uma das marcas da banda é a energia e carisma no palco, resgatando a visceralidade como princípio criativo, usando a formação primitiva das primeiras bandas de rock and roll que surgiram, dando o tom do show.

A utilização de elementos latinos na percussão, como maracas e a percussividade no contrabaixo acústico e violão, com destaque ao timbre e melodia da guitarra, além da voz peculiar de Dasta, completam o ambiente de nostalgia e selvageria. Destilando clássicos para entusiastas do gênero e o renovando com suas composições autorais, traz um show dançante que agrada públicos diversos.

Com música autoral em comercial do site de apostas inglês BET365 em TV aberta sendo veiculado no Reino Unido, Alemanha, Espanha e Suécia, tornou-se a primeira banda brasileira de rockabilly a realizar tal feito.

 

Sobre Dasta Gomes

O músico traz em sua história um legado de pioneirismo: foi o primeiro artista nordestino do gênero rockabilly a representar o país no maior festival do mundo, o Viva Las Vegas Rockabilly Weekend (2015, Bop Hounds), nos Estados Unidos e Europa no Rockabilly Roundup Festival, na Holanda, no último mês.

Atualmente, com o Lançamento do Álbum “Get Wild or Get Gone”, é o primeiro e único artista brasileiro a lançar por um selo norte-americano (WILD Records), lugar de origem do gênero. No Brasil, é hoje um dos principais artistas no segmento, tendo tocado em festivais como Gravatá Jazz Festival, Riomar Jazz Festival (PE), Big River Festival (RS) e Lucky Friends Rodeo Motorcycle (SP) e inúmeros eventos locais.

Tem músicas autorais na coletânea internacional Let It Burn – Rockabilly Antifascismo (Reverb Brasil) e na recém lançada Young Breed volume 3, a mais importante do selo que faz parte, a WILD Records, comandada pela figura lendária na cena do rockabilly revival, o irlandês Reb Kennedy, desde Los Angeles. A gravadora conta com bandas e artistas do mundo inteiro, sendo Dasta o único sul-americano.

 

Sobre o rockabilly

É um dos primeiros sub-gêneros do rock, surgido nos Estados Unidos no começo da década de 1950, especialmente no Sul. Como gênero, mistura o som de estilos musicais do Oeste dos Estados Unidos, como a música country, com o rhythm and blues, dando origem ao que se considera como o rock and roll “clássico”.

Alguns também descreveram como uma mistura de bluegrass com rock and roll. O termo “rockabilly” é um portmanteau de rock e hillbilly, este último uma referência à música country (que costumava ser chamada de música hillbilly nos anos 40 e 50), que contribuiu para o desenvolvimento do gênero. Outras influências importantes no rockabilly incluem western swing, boogie woogie, jump blues e electric blues.

Entre os grandes nomes do gênero (ou sub-gênero) destacam-se nomes como Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Bill Halley, Johnny Cash, Carl Perkins, Buddy Holly, Gene Vincent, Wanda Jackson, Eddie Cochran e Johnny Burnette.

 

Confira mais sobre Dasta & The Smokin’ Snakes AQUI.

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *