O Banco Central (BC) informou que 39.088 chaves Pix de clientes da 99Pay Instituição de Pagamentos tiveram dados vazados entre 26 de junho e 2 de julho. Este é o 11º vazamento de dados desde o lançamento do Pix em novembro de 2020. Os dados expostos incluíram nome, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta. O BC afirmou que o vazamento ocorreu devido a falhas pontuais nos sistemas da instituição de pagamento, mas não afetou a movimentação de dinheiro ou dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos e senhas.
Embora não fosse obrigatório, o BC decidiu divulgar o incidente em nome da transparência. Os clientes afetados serão notificados apenas pelo aplicativo ou internet banking da instituição. O BC destacou que a exposição de dados não significa que todas as informações foram capturadas por terceiros e que o caso será investigado, podendo resultar em sanções.
A 99Pay informou que o problema foi resolvido e que não haverá perdas financeiras, pois nenhum dado sensível foi exposto. A empresa ressaltou seu compromisso com a segurança e a privacidade dos dados, e que está disponível para prestar esclarecimentos e apoio aos usuários afetados.
*Com informações Agência Brasil
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170) aqui.
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!