O delegado federal Valdecy Urquiza foi escolhido, nesta terça-feira (25), para ser o próximo secretário-geral da Interpol. Essa é a primeira vez, em cem anos de história, que a organização internacional será comandada por um brasileiro.
A eleição foi realizada no âmbito do Comitê Executivo da instituição, em Lyon, na França, e deverá ser ratificada, em novembro próximo, pela Assembleia Geral da organização. A exitosa campanha pela eleição do brasileiro Valdecy Urquiza a Secretário-Geral da Interpol foi fruto de estreita coordenação entre a Polícia Federal, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou Urquiza pela eleição para o cargo de secretário-geral da Interpol.
“Sua indicação mostra a importância da retomada da diplomacia brasileira, o prestígio da Polícia Federal brasileira e a confiança em nosso país para essa importante missão na manutenção da lei e combate ao crime organizado no mundo”, escreveu Lula em uma publicação no X (antigo Twitter).
O ministro do Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, destacou que a escolha de Urquiza é um indicativo do prestígio das instituições do país no contexto mundial de combate à criminalidade.
“A eleição do delegado de Polícia Federal Valdecy Urquiza para o cargo de secretário-geral da Interpol demonstra que a comunidade internacional reconhece a competência da polícia brasileira no enfrentamento à criminalidade organizada”, disse.
Foto: Divulgação/MJSP
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170) aqui.
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!