Na manhã de segunda-feira, 21 de abril de 2025, uma explosão seguida de incêndio atingiu a plataforma Cherne 1 (PCH-1), operada pela Petrobras na Bacia de Campos, a aproximadamente 130 km da costa de Macaé, no estado do Rio de Janeiro.
No momento do acidente, havia 176 trabalhadores a bordo da plataforma. Um deles caiu no mar, foi resgatado consciente e apresentava queimaduras. Inicialmente, a Petrobras informou sobre um ferido, mas posteriormente atualizou o número para 14 trabalhadores feridos, incluindo o que caiu no mar. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas por uma comissão instaurada pela empresa.
O incêndio afetou o escoamento de gás e as comunicações da plataforma. A produção foi paralisada preventivamente, e o fogo foi controlado pelas equipes de emergência após cerca de quatro horas.
O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) afirmou que incidentes como este têm se tornado recorrentes e atribuiu o acidente à falta de manutenção adequada nas plataformas da região. A Petrobras informou que está investigando as causas do incidente.
O acidente na plataforma Cherne 1 destaca a importância de medidas rigorosas de segurança e manutenção nas operações offshore. As investigações em curso deverão esclarecer as causas do incidente e orientar ações preventivas futuras.
Foto: Reprodução
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!