No Brasil, quase dois celulares são roubados ou furtados por minuto. Quase um milhão de ocorrências foram registradas em delegacias de todo o país em 2023. Os dados são do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (18), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O levantamento mostra que, pela primeira vez, o número de furtos, ou seja, a subtração dos aparelhos sem o uso da violência, superou o de roubos de aparelhos, com 494.295 contra 442.999 casos, respectivamente, ao longo de 2023. No total, foram 937.294 ocorrências nas delegacias brasileiras.
Os iPhones são os aparelhos mais visados pelos criminosos. Apesar de a linha da Apple responder por apenas 10% do mercado brasileiro de smartphones, um em cada quatro celulares roubados ou furtados em 2023 era um iPhone.
Mas o maior número de vítimas está entre usuários de celulares Galaxy. Do total de casos registrados, 37,4% corresponderam a aparelhos da Samsung. Smartphones da Motorola estão envolvidos em 23,1% dos casos. Não surpreende: Samsung e Motorola são as marcas que mais vendem celulares no Brasil.
Foto: Reprodução
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170) aqui.
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!