Brasil: PEC sobre fim da escala 6 x 1 avança na Câmara dos Deputados

A PEC que propõe o fim da escala 6×1 vem sendo amplamente debatida no Brasil. A escala 6×1 exige seis dias de trabalho consecutivos com apenas um dia de folga, algo visto como prejudicial ao bem-estar dos funcionários, pois dificulta o descanso e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

A proposta é de autoria da deputada Erika Hilton, apoiada por uma petição com mais de 1,1 milhão de assinaturas, promovida pelo movimento “Vida Além do Trabalho” (VAT), que defende uma jornada de trabalho mais equilibrada​

Os trabalhadores, de modo geral, apoiam a PEC, considerando que ela trará benefícios como melhores condições de saúde mental e física, além de mais tempo para atividades pessoais e familiares. Já os empregadores têm receios sobre os impactos financeiros e operacionais, como possíveis aumentos de custos com mão de obra e dificuldades para reorganizar turnos.

Eles argumentam que a escala 6×1 é importante para garantir uma cobertura constante e minimizar despesas, especialmente em setores essenciais​

A proposta ainda precisa passar por audiências no Congresso, onde serão discutidos ajustes para equilibrar os interesses de ambas as partes.

Foto: Reprodução

 

 

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)

  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!