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Celular Seguro: entenda como vai funcionar a plataforma

Um novo aplicativo chamado Celular Seguro foi lançado no Brasil para combater roubos e furtos de celulares, especialmente visando proteger dados financeiros. Desenvolvido pelo Ministério da Justiça em parceria com bancos e empresas de telecomunicações, o aplicativo permite bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários com um botão de emergência.

O objetivo é desencorajar a receptação de aparelhos roubados, tornando-os inúteis. O Celular Seguro já conta com a adesão de diversos bancos e empresas. Os usuários podem cadastrar seus dispositivos e, em caso de roubo, acionar o bloqueio imediato dos serviços.

O aplicativo estará disponível para Android e iOS, e o bloqueio da linha telefônica estará disponível a partir de 9 de fevereiro. O serviço já pode ser acessado pelo site Celular Seguro do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

“Estamos construindo um botão de emergência, para que a pessoa rapidamente aperte e as operações fiquem bloqueadas, para que ela possa reorganizar sua vida com mais calma, sem ter a agonia de uma hora para outra parar sua vida para fazer 300 ligações para bloquear uma série de canais que expõem ela a crimes financeiros e golpes”, explicou o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli.

Nesta terça-feira foram assinados memorando com o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Bradesco, Santander, Itaú, Banco Inter, Sicoob, XP Investimentos, Banco Safra, Banco Pan, BTG Pactual e Sicredi.

Também foram firmados protocolo de intenções com empresas como Google, Uber, 99, Zetta, Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Firmaram adesão ao aplicativo a Conexis Brasil Digital e as empresas Claro, Vivo e TIM.

Como funciona

O aplicativo para sistemas Android e IOS estará disponível a partir desta quarta-feira (20), mas o serviço já pode ser acessado pelo site Celular Seguro do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Após baixar o aplicativo ou acessar o site, é preciso fazer o login por meio da conta gov.br. O usuário deverá cadastrar seu aparelho informando o número, marca e modelo. Pode ser registrado mais de um dispositivo, mas a linha deve estar cadastrada no CPF do usuário.

O sistema permite o cadastro de uma ou mais pessoas de confiança, que poderão auxiliar criando ocorrências em nome do usuário. Em caso de perda ou roubo, o usuário ou a pessoa de confiança poderá registrar uma ocorrência por meio do site ou do aplicativo.

Após descrever quando, onde e como ocorreu o problema, o sistema emitirá alertas para instituições participantes, para que tomem as ações necessárias, como o bloqueio de aplicativos financeiros, do aparelho e da linha telefônica.

O bloqueio da linha telefônica, por meio do chip, estará disponível no aplicativo a partir de 9 de fevereiro. Até lá, será preciso continuar bloqueando a linha entrando em contato com a operadora de telefonia.

Foto: Tom Costa/MJSP)

*Com informações Agência Brasil

 

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