O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Buzzi, de 68 anos, está sendo denunciado por importunação sexual. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recebeu duas denúncias contra o magistrado, que nega as acusações e está de licença médica.
A primeira denúncia foi feita por uma jovem de 18 anos. Ela afirma que o ministro teria tentado agarrá-la durante um banho de mar, em janeiro, na casa de praia do magistrado em Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina. O episódio teria ocorrido enquanto a jovem estava acompanhada de familiares.
A segunda reclamação disciplinar foi apresentada nesta segunda-feira (9) e envolve outra mulher, que prestou depoimento à Corregedoria Nacional de Justiça. Segundo informações confirmadas pelo CNJ, os fatos relatados seriam semelhantes aos da primeira denúncia.
Em nota, a defesa do ministro reafirmou que ele não cometeu qualquer ato impróprio e criticou o vazamento de informações sobre procedimentos que deveriam tramitar sob sigilo. Os advogados também afirmaram que ainda não tiveram acesso completo aos autos da nova denúncia.
Diante da repercussão e do avanço das apurações, o STJ abriu uma sindicância interna para analisar a conduta do ministro. Nesta terça-feira (10), a Corte realizou uma sessão extraordinária para discutir um possível afastamento cautelar de Marco Buzzi.
*Com informações do g1
Foto: Reprodução / STJ