Companhia Lyricus apresentará pela primeira vez um espetáculo de ópera em Mossoró: “O Empresário”

Mossoró terá pela primeira vez a apresentação de um espetáculo em formato de ópera. Um projeto pioneiro da Companhia Lyricus, estará em cena no período de 15 a 17 de outubro, no Teatro Lauro Monte Filho, sempre à partir das 20h.

“O Empresário” é um espetáculo que reúne a música erudita, o teatro, a dança e a literatura numa livre adaptação em português da ópera em 1 ato “Der Schauspieldirektor”, de W. Amadeus Mozart e com um toque mossoroense.

Claudia Max, diretora-geral do espetáculo, destaca que mesmo sendo gênero musical e uma expressão artística existente desde o século XVII com sucesso até hoje na Europa e outras partes do mundo, incluindo o Brasil, havia uma lacuna em relação à ópera em Mossoró.

“Por a gente não ter essa tradição da música erudita aqui em Mossoró, pelo menos nunca houve a montagem de uma ópera e como eu sou educadora musical, musicista, professora de canto, trabalho com espetáculos de música popular e música erudita, eu sinto falta de um trabalho de base, de um trabalho que venha proporcionar mais uma qualidade, que venha diversificar a nossa cultura, enriquecer a nossa cultura. Então, eu pensei em fazer a montagem de uma obra que é uma coisa inédita em Mossoró, porque eu acho que em toda parte do mundo a gente precisa ter todas as vertentes de música de qualidade e a ópera é um espetáculo completo. Ela é a junção de todas as artes, da literatura, da dança, da música, do teatro. É uma riqueza muito grande que Mossoró tinha essa lacuna e a partir de agora com esse trabalho pioneiro na montagem da ópera O Empresário, que é a primeira montagem de ópera de Mossoró. Para nós é um motivo de muita alegria”, ressaltou a diretora.

A ópera é uma história que traz elementos do teatro, mas além de ser contada com elementos cênicos também é cantada. Uma das vertentes mais conhecidas atualmente é o teatro musical da Broadway, que teve origem a partir da ópera. A diferença é que a ópera tem como base a música lírica e o teatro musical envolve a música popular. “Se não fosse a ópera não existiria o teatro musical. Na verdade, o teatro musical da Broadway bebeu na fonte da ópera”, afirmou Claudia Max.

Os ingressos estão sendo vendidos a preço popular no valor de R$ 20 na Escola de Artes de Mossoró, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. “O Empresário” foi contemplada com recursos da Lei Aldir Blanc, da Prefeitura de Mossoró no edital do chamamento público nº 005/2020 da Lei Aldir Blanc.

Ficha Técnica:
Músicos instrumentistas Quarteto de Cordas Mozartianos: Keyvison Danilo (primeiro violino), Isaac Rufino (segundo violino), Lucas Almeida (viola), Jonathan Rodrigues (violoncelo);
Pianista convidado: Heber Jamin;
Direção artística, produção-geral e versão em português das músicas: Claudia Max;
Direção musical e arranjo para orquestra de câmara: Kleiton D’Araújo;
Direção cênica e livre adaptação do texto: Leo Wagner;
Produção executiva: Manu Aires;
Preparação vocal: Tatyana Xavier;
Cenografia: Damásio Costa;
Figurinos: Marcos Leonardo;
Maquiagem: Joriana e Manu P.;
Iluminação: Alex Peteka;
Design das artes: Felipe Nobre.

 

Serviço: “O Empresário” – ópera cômica de W . A. Mozart em 1 ato;
Data/hora: Dias 15, 16 e 17 de outubro, às 20h;
Local: Teatro Lauro Monte Filho;

Entrada: Ingresso custa R$ 20, à venda na Escola de Artes.