Após uma enxurrada de reclamações, a Neoenergia Cosern informou que iniciou diálogo com representantes do setor de energia solar no Rio Grande do Norte. Consumidores denunciaram que a concessionária alterou o sistema de faturamento sem aviso prévio, invertendo a lógica de medição entre consumo e geração, o que teria provocado cobranças indevidas para usuários do sistema de compensação por prioridade.
Em resposta, a Cosern se reuniu com a Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER) e empresas do setor para esclarecer dúvidas sobre clientes de Micro e Minigeração Distribuída (MMGD).
Entre as medidas anunciadas está o reforço no atendimento presencial, que será disponibilizado a partir de segunda-feira (9) nas lojas de Natal, Mossoró e Caicó. A empresa também confirmou um novo encontro com representantes do setor solar para o início de março, indicando que o tema continuará em debate nas próximas semanas.
Confira abaixo a nota da Neoenergia Cosern:
Nota Neoenergia Cosern
Natal (RN), 03 de fevereiro de 2026
A Neoenergia Cosern informa que se reuniu nesta terça-feira (03) com a direção da Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER) e com representantes de empresas de energia solar para esclarecer as principais dúvidas relacionadas ao faturamento dos clientes MMGD. Na ocasião, a distribuidora também apresentou um plano de ação para, entre outras iniciativas, reforçar o atendimento presencial para tirar dúvidas sobre MMGD a partir da próxima segunda-feira (09) nas Lojas de Atendimento de Natal (Rua João Pessoa, Centro), Mossoró e Caicó.
Uma nova reunião sobre o tema foi agendada para o início de março.
Assessoria de Imprensa da Neoenergia Cosern